Entregas em casa – supermercados. Quais os melhores?

Entregas em casa – supermercados. Quais os melhores?

Há muito que se passou das pequenas mercearias para os grandes hipermercados. Cada vez mais completos, os supermercados vendem uma variedade de produtos e muitas são as opções.

A entrega de comida ao domicílio é uma realidade cada vez mais presente na nossa sociedade. Isso foi sentido de uma forma ainda mais intensa durante o início deste ano, com a pandemia do Covid 19 prsente na nossa sociedade. Para além de práticas, as compras online, permitem ao consumidor fazer escolhas mais conscientes e benéficas.

As opções disponíveis no mercado são muitas. Para que os consumidores portugueses possam tomar a melhor decisão possível, a CGIP testou as principais redes de supermercados a atuar em Portugal. Foram eles:

  • Auchan
  • Continente
  • El Corte Inglés
  • Pingo Doce
  • Spar.

O Intermarché não pode ser avaliado pois, devido à pandemia vivida, não tinha o seu serviço de delivery a funcionar.

Como testamos os serviços de entrega de mercearia

Os critérios avaliados foram

  1. os preços e condições (peso de 20%)
  2. a variedade de produtos (peso de 20%)
  3. a usabilidade do site (peso de 20%)
  4. a entrega (peso de 30%)
  5. o serviço ao cliente (peso de 10%).

A metodologia utilizada foram compras mistério e uma análise extensa por parte dos nossos analistas.

Preços: Auchan e Continente são líderes

Para a análise dos preços, considerou – se uma gama de produtos como pacote de leite, cereais, pizza congelada, fruta, legumes, cerveja, garrafa de água, entre outros. Já na avaliação dos termos e condições, verificou – se se havia um valor mínimo de encomenda, qual esse valor, a taxa de encomenda e a clareza das condições de entrega.

O Auchan foi o supermercado que mais se distinguiu nesta categoria. Sem contabilizar os descontos, o Pingo Doce alcançou o segundo lugar. Mas, se incluirmos descontos e promoções, o Continente aproxima – se bastante do primeiro classificado, ficando em segundo lugar.

Os descontos e promoções são um elemento tido em conta pelas famílias portuguesas na escolha do supermercado. O mesmo também se aplica às compras online. O Continente oferece bastante descontos e promoções, mas sem eles, o preço geral dos produtos é mais elevado que nos outros supermercados. Os restantes supermercados analisados não oferecem um número tão grande de promoções e descontos. Podemos concluir que o Continente parece ter uma abordagem diferenciada em relação ao preço.

Como não sabemos, se os descontos são “permanentes” ou apenas temporários, excluímos os descontos da nossa análise.

Continente com a maior variedade de produtos

O Continente aparece como o grande vencedor desta categoria. Foram avaliados o leque de produtos disponíveis na loja online como a existência de peixaria, congelados, frutas & legumes, padaria, pastelaria, produtos sem lactose, produtos biológicos, entre outros. Também se verificou o número de produtos oferecidos de marcas bem conhecidas no mercado.

Como mencionado, o Continente alcançou a primeira classificação, seguido pelo Auchan e Pingo Doce.

Continente destaca – se no site

Para esta categoria, a CGIP analisou:

  • estrutura de navegação
  • opções de pesquisa e filtros
  • informação disponível sobre o produto
  • transparência sobre informações importantes
  • opções de pagamento
  • funcionalidade de serviço usabilidade geral do sítio.

O Continente foi o melhor classificado, seguido pelo Spar.

Serviço de entrega: Continente antes de Auchan

É claro que a entrega em si é muito importante para os serviços de entrega ao domicílio de mercearia. Para a podermos avaliar, verificámos critérios como embalagem, integridade da entrega, pontualidade e as opções de entrega (no mesmo dia, possibilidade de recolha em loja, horários disponíveis e se entregam aos domingos).

A metodologia usada para testar este serviço foram as compras mistério; a CGIP encomendou um cabaz de produtos (congelados, frescos, frágeis) de cada serviço de entrega e recorreu aos seus colaboradores para as receber (em diversos pontos do país).

O Continente foi o melhor classificado, com uma nota de 86%, seguido pelo Auchan.

Spar com o melhor atendimento ao cliente

Na categoria de atendimento ao cliente, o Spar é o supermercado que mais se destacou, seguido pelo Auchan.

Neste ponto, duas sub categorias foram avaliadas: o atendimento telefónico e as opções de contacto. Para o primeiro, recorreu-se às chamadas mistério onde se avaliou os colaboradores da linha de apoio ao cliente; considerou – se a rapidez em atender, a simpática e atenção e o profissionalismo.

Já nas opções de contacto, a CGIP procurou avaliar a existência de uma linha de apoio (telefone e online); disponibilidade e horário das mesmas e ainda formulário de contacto.

Auchan como o campeão

Tendo em conta todos os critérios, com base no nosso modelo de estudo, a Auchan foi a vencedora do nosso abrangente estudo. O segundo e terceiro classificado foram o Continente e o El Corte Ingles, respectivamente.

Resultados da categoria - os três melhores

Poderá encontrar, em seguida, as classificações obtidas nas diferentes categorias avaliadas. Serão apresentadas apenas os melhores classificados em cada um delas.

Preço

  Empresa Classificação Info
1 Auchan 95% 19.1 | Muito Bom
2 Pingo Doce 90% 18.1 | Muito Bom
3 Spar 87% 17.4 | Muito Bom

Variedade da oferta

  Empresa Classificação Info
1 Continente 100% 20.0 | Muito Bom
2 Pingo Doce 95% 19.0 | Muito Bom
3 Auchan 95% 19.0 | Muito Bom

Site - Usabilidade

  Empresa Classificação Info
1 Continente 95% 18.9 | Muito Bom
2 Spar 90% 18.0 | Muito Bom
3 Auchan 86% 17.2 | Muito Bom

Entrega

  Empresa Classificação Info
1 Continente 86% 17.2 | Muito Bom
2 Auchan 81% 16.2 | Muito Bom
3 Pingo Doce 79% 15.9 | Bom

Apoio ao Cliente

  Empresa Classificação Info
1 Spar 90% 18.1 | Muito Bom
2 Auchan 77% 15.4 | Bom
3 El Corte Inglés 76% 15.2 | Bom