Portais e Simuladores de preços: qual o melhor

Portais e Simuladores de preços: qual o melhor

Desde 2006, Portugal tem vindo progressivamente a abrir o mercado de eletricidade – Os consumidores passaram, então, a ter o direito de escolher o seu fornecedor de gás e eletricidade.

Segundo a Agência para a Energia (ADENE), existem atualmente 22 comercializadores de eletricidade e gás e um total de 149 tarifários. Com toda esta oferta, foram criados simuladores online e portais de comparação de preços e tarifas para que o consumidor possa fazer a escolha mais acertada.

Mas qual website recorrer? E quais fatores a ter em conta? Porque não basta comparar os preços, é preciso ter em conta o tipo de tarifas, ciclo de horários, prazos de fidelização, métodos e condições de pagamento, entre outras coisas. Para que se foque apenas em selecionar o melhor para si, a CGIP, durante o mês de Maio de 2020, analisou e testou os 5 websites de comparação mais utilizados em Portugal: 

  • Comparamais
  • DECO (apenas com sócios)
  • ERSE
  • Poupa Energia
  • Selectra

De modo a apresentarmos os melhores resultados, a nossa análise foi dividida em quatro categorias, tendo cada uma o seu “vencedor”. Para o cálculo final, cada uma das categorias exerceu um peso diferente conforme os nossos parâmetros.

Transparência: Quão acessível são as informações (30% da classificação total).

Preços: Qual tinha a maior oferta (30% da classificação total).

Site: O site é user – friendly, comparação de tarifas, adesão a um novo forncedor (20% da classificação total).

Atendimento ao cliente: Como é o atendimento e apoio ao Cliente quer pelo telefone quer pelo próprio site (20% da classificação total).

Cada simulador foi analisado rigorosamente pelos nossos colaboradores, recorrendo a padrões e métricas rigorosas. No caso do apoio pelo telefone, recorreu-se a chamadas mistério, onde foram feitas 4 chamadas para cada empresa.  Cada uma das chamadas testava um diferente cenário, onde se questionava algumas perguntas referentes a alteração de fornecedores, preços e adesões.

Para a análise dos preços, testámos diversos cenários, incorporando as especificidades do nosso país. Tivemos em conta diferentes localidades, consumos, agregados familiares e tipos de contrato.

Os preços são os grandes campeões – resultados muito semelhantes

Como já referido, os nossos analistas recorrem a diversos cenários, de forma a se poder obter os resultados mais fidedignos. Assim, para o gás, recorreu – se a 5 cenarios e para a eletricidade a 8.

Em ambos, as localidades escolhidas foram Chaves, Évora, Faro, Lisboa e Porto.  Simulámos com um e dois filhos, apenas um casal e uma pessoa só, com débito direto ou multibanco e com fatura eletrónica ou em papel. No caso da eletricidade, testámos também o tipo de tarifa e a potência contratada e no gás, diferentes escalões de consumo.

Mas ainda assim, a comparação dos preços não é muito fácil. É preciso saber o seu consumo e, muitas vezes, ainda acrescentar os impostos que irão estar presentes na sua fatura. Em geral, todos os simuladores testados, sugerem a mesma tarifa e com o mesmo valor, tirando apenas pequenas diferenças. Estas ocorrem devido a alguns websites já  incluírem alguns descontos que o cliente terá.

Após uma análise extensa por parte dos nossos analistas, verificou – se que o site comparamais.pt não apresenta os resultados incluindo impostos (algo que não é mencionado em nenhuma parte do site). Para além de não incluir os impostos, a unidade de gás é medida em cb ft (pé cúbido), o que é algo invulgar. O consumo de gás, normalmente, é medido em m3 ou kwh. Os nossos analistas tentaram adaptar os cenários, recorrendo à conversão 1 cb ft = 0.29 kwh. Mesmo assim, os valores propostos pelo simulador, não estavam correctos. Por todos estes motivos, decidimos, então, não avaliar este portal na categoria preço.

Não se esqueça de incluir TOS = Taxa de Ocupação do Subsolo

A TOS é um imposto sobre o consumo de gás cobrado pelo respectivo município. O seu valor varia de local para local. Tanto a Deco como a ERSE incluem o valor da TOS nos seus simuladores – é pedido ao consumidor que especifique qual a sua localização para que seja possivel ajustar a taxa. Os restantes simuladores testados não incluem este imposto, e por isso, apresentam sempre resultados com valores mais inferiores. No entanto, as tarifas sugeridas são as mesmas.

Os Sites são acessiveis e de fácil compreensão

Para podermos aconselhar qual o melhor portal de comparação, explorámos os sites na óptica do consumidor, para vermos se seriam user friendly. Para além da acessiblidade de navegação, testámos se funcionariam em diferentes ecrãs – computadores, tabletes e smartphones.

Comparámos também o modo com os resultados foram apresentados e o processo de mudança de fornecedor.

Atendimento ao Cliente –  Existe espaço para melhorias

Nesta categoria, avaliámos o atendimento pelo telefone e no próprio site.

Para o atendimento pelo telefone (80%), efetuámos 4 chamadas telefónicas para cada empresa, questionando sobre processos de contratação, contratos e fornecimento. O Serviço e a Competência foram os principais pontos tidos em conta no cálculo da nota final.

Já o apoio ao cliente pelo site (20%), verificámos se havia informação acerca da linha telefónica, email, formulário de contacto, chat, entre outras opções.

A Transparência é a categoria com resultados mais dispersos entre os portais

Ter uma visão geral do simulador é essencial para que se consiga aceder aos melhores preços, havendo assim a necessidade de analisar a sua transparência.

Neste ponto, foi então analisada a transparência geral no site (politica de privacidade, informação, FAQ, opção de pesquisa, etc), a pesquisa tarifária (quais os parametros existentes), o tipo de filtros e a apresentação de resultados.

Poupa Energia e Selectra com os melhores resultados

O simulador da poupaenergia.pt obteve a melhor classificação global, com um resultado de 87%. É bastante minucioso embora acreditemos que dois aspetos possam ser melhorados: a inclusão da TOS e uma maneira mais fácil de adicionar consumos passados.

O segundo melhor classificado – www.selectra.pt – conseguiu alcançar os 80%. Tem uma apresentação muito boa e um bom atendimento ao cliente. O leque de filtros, paramêtros e opções de pesquisa pode ser melhorado.

O simulador da DECO, embora tenha tido uma boa classificação geral, para poder utiliza- lo, é necessário ser sócio da DECO, o que implica um custo adicional. Esse obstáculo foi tido em conta na nossa análise.

Recorrer ao simulador da ERSE é uma também uma opção, mas não oferece apoio ao cliente nem não é possivel fazer o pedido de mudança de operador.

Resultados da categoria - os três melhores

Poderá encontrar, em seguida, as classificações obtidas nas diferentes categorias avaliadas. Serão apresentadas apenas os melhor classificados em cada um delas.

Preços

  Empresa Classificação Info
1 PoupaEnergia 100% 20 | Muito Bom
2 ERSE 99% 19,9 | Muito Bom
3 DECO 99% 19,8 | Muito Bom
4 Selectra 99% 19,7 | Muito Bom

Site

  Empresa Classificação Info
1 Selectra 82% 16,3 | Muito Bom
2 PoupaEnergia 81% 16,2 | Muito Bom
3 ERSE 80% 14,0 | Bom

Atendimento ao Cliente

  Empresa Classificação Info
1 Selectra 77% 15,5 | Bom
2 PoupaEnergia 76% 15,2 | Bom

Transparência

  Empresa Classificação Info
1 PoupaEnergia 86% 17,2 | Muito Bom
2 DECO 71% 14,2 | Bom